02 junho 2015

Como Causar Uma Boa Impressão na Coreia


Hey dorameiros, na tag Cultura Coreana de hoje nós iremos aprender a Como Causar Uma Boa Impressão na Coreia. Então...



Causar uma boa impressão nas pessoas ao nosso redor na maioria das vezes é algo que gostaríamos, imagina se fossemos em uma viajem a Coreia por trabalho, estudo ou mesmo turismo?  Com certeza não íamos querer causar uma má impressão. Por isso esse post ajuda a saber como deixar aquela boa impressão aos nossos queridos coreanos.


Compre Presentes - A cultura coreana põe bastante ênfase na ação de dar ou receber presentes. É normal levar presentes para alguém quando você está indo visitá-la em sua casa. Então, se você estiver indo fazer um intercâmbio, seria muito bom se você desse um presente para a sua host family (família anfitriã); e se estiver indo a trabalho, uma lembrancinha para o chefe seria suficiente. Os presentes não precisam ser caros! Um presente com algum significado, tanto para você, quando para o presenteado, é a melhor opção.

Coma Bastante - Pode parecer estranho, mas os coreanos tradicionais, ou os mais velhos, gostam de ver as pessoas comendo bem. Então, se você sair para comer com coreanos mais velhos, a forma de mostrar sua gratidão é comer o máximo que conseguir, além fazer barulhos enquanto come para mostrar o quanto você está apreciando aquela comida. Não fique com medo de pedir por mais acompanhamentos (como arroz), isso só os deixará mais feliz por estar comendo como um campeão!

Deixe os Coreanos Pagarem - Se você sair para jantar com seus amigos ou família coreana, muitos se sentirão na obrigação de pagar por sua refeição. Se você é um convidado especial visitando a Coreia, eles vão alegremente se oferecer para te pagar um jantar ou convidá-lo para comer em sua casa. Comprar comida para outras pessoas é uma forma que o povo coreano tem de mostrar sua hospitalidade. Então, não brigue para decidir quem vai pagar a conta, deixe que eles paguem e aproveite seu prato, assim todos saem ganhando!

Ofereça Pagar Outra Coisa - Após comer sua fantástica refeição coreana e agradecer seu anfitrião coreano, um gesto bonito seria se oferecer a pagar um café, uma bebida, um sorvete ou a “segunda rodada” (이차 – icha). Na Coreia é normal comer em “rodadas”, que são as refeições, cafés, noreabang, sobremesas etc. É comum que em um grupo de amigos cada um pague uma dessas “rodadas”.

Levante-se No Ônibus ou Metrô - A cultura de transporte público coreana diz que você deve se levantar e ceder seu lugar para idosos, grávidas, crianças e acidentados (com muletas, gesso etc). Então se você estiver sentado no ônibus ou metrô, mesmo que o assento não seja preferencial, e você ver alguém dentro dessas descrições em pé, levante-se e o deixe sentar. Ceder o lugar é um dos gestos mais educados, mas isso já é um senso comum internacional não é? Porém, levantar-se para uma criança parece ser algo diferente. Dar o seu lugar para uma criança mostra preocupação, uma vez que elas ainda não tem muito equilibro e podem ter dificuldades para ficar em pé no transporte em movimento.

Ajude os Idosos - O respeito pelos idosos é um conceito do Confucionismo que os coreanos põe em prática todos os dias. Você sempre verá pessoas mais jovens ajudando os idosos ao segurar alguma coisa pesada ou os auxiliando a atravessar a rua, mesmo que não se conheçam. Então uma forma de se tornar uma pessoa exemplar na Coreia é ajudar os idosos da forma que você puder. O mais comum, como dito anteriormente, é se você ver um idoso carregando algo pesado, se ofereça para o ajudar. Até ajudar alguém a subir as escadas dando-lhe o braço como um apoio mostrará grande preocupação e respeito. Você também pode se dirigir a um idoso o chamando de “avô (할아버지 – halabeoji)” e “avó (할머니 – halmeoni)”, mesmo que eles não sejam de fato seus parentes.

Gostaram? Então as dicas foram tiradas do Destino Coreia e do Seulistic. Dá uma passada lá, tem muita coisa interessante para se ler. Beijokas!

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Dorama Lovers - 2018. Todos os direitos reservados.
Designer Layout: Elenice Maria.
Tecnologia do Blogger.