27 abril 2015

20 superstições da cultura coreana


Na Coreia existem várias superstições, assim como todas as culturas do mundo. Na tag Cultura Coreana de hoje trago algumas dessas superstições, então vem comigo e conheça 20 superstições da cultura coreana.
  1. Não corte suas unhas durante a noite pois um rato vai comê-las e se transformar em uma pessoa.
  2. Não assobie durante a noite ou um fantasma irá aparecer para te assombrar.
  3. Quando um dente seu cair jogue-o em cima do telhado, pois um pássaro irá comê-lo e te dar um novo dente, além de te trazer boa sorte e dinheiro.
  4. Não coma algas antes de uma prova, pois o sabor é escorregadio e assim o seu desempenho vai escorregar/cair também....
  5. ...Como doces ou alimentos pegajosos, pois isso vai fazer com que suas notas grudem em uma boa pontuação/nota alta. O Yeot (엿), doce pegajoso coreano, também ajuda que a sorte e o conhecimento grudem em você.
  6. Se você for dormir com a porta do quarto fechada e o ventilador ligado você vai morrer. Primeiro porque ficará frio e você morrerá de hipotermia e segundo porque acreditam que o ventilador quebra as moléculas de oxigênio e você morrerá sufocado.
  7. Se você tem a mania de ficar balançando as pernas, pare, pois ela afastará toda a sua boa sorte.
  8. Se você conhece alguém com orelhas grandes, ou tem orelhas grandes, você terá sorte! Os coreanos acreditam que orelhas grandes fazem com que a pessoa sempre escute o chamado de uma boa sorte.
  9. Sonhe com porcos. Se você sonhou que agarrou um porco na noite passada, vá correndo jogar na loteria! Esse deve ser o dia com mais sorte que você terá na sua vida! Sonhar com porcos simboliza sorte e riqueza.
  10. Se você sair de casa pela manhã e ver um corvo olhando para você, volte para dentro. Corvos na Coreia são símbolos de má sorte e avistar um pela manhã irá resultar em um dia ruim. No antigo folclore corvos eram vistos como presságios de morte: assustadores.
  11. Mas se você sair de casa pela manhã e ver um pombo coreano você terá boa sorte! Os pombos na Coreia são vistos como transmissores de boas notícias, então se você ver um pombo, coisas boas vão acontecer com você naquele dia.
  12. Não lave seu cabelo na passagem para o Ano Novo! Se você lavar seu cabelo na noite de réveillon você vai lavar toda a sua boa sorte e fortuna que irá direto para o ralo. Além disso, se você lavar o cabelo antes de uma prova, você vai lavar todo o seu conhecimento! Esse é o preço que se paga por ser higiênico.
  13. Deixe sua casa suja quando for se mudar. Não faça uma faxina para o próximo proprietário! Pois se você limpar tudo, os maus espíritos vão perceber que você está se mudando e vão se agarrar em você até você chegar ao seu novo lar. Se você não limpar, então você está enganando os espíritos que continuarão lá na antiga casa.
  14. Decore sua casa com as tradicionais máscaras coreanas (탈 – Tal), além de serem muito bonitas e darem um ar alegre, elas também agem como  talismãs para atrair boa sorte e abençoar a sua casa.
  15. Não usem laços brancos no cabelo! Usar uma fita branca em seu cabelo é considerado muito azar, uma vez que a cor branca simboliza funerais coreanos.
  16. Não coloquem seus pauzinhos (젓가락 - jeotkarak) em seu pote de arroz, principalmente quando estiver comendo com outra pessoa. Na cultura tradicional asiática (e não apenas na coreana), as pessoas costumam colocar incensos em pé em uma bacia de areia durante funerais para o culto dos antepassados, como uma forma de alimento para os espíritos. Colocar seus pauzinhos em uma tigela de arroz lembra as pessoas disso. Você está tentando dizer a seus amigos com quem está comendo já estão mortos? Claro que isto é apenas uma superstição, mas evite fazê-lo, você pode levar uma grande bronca ou deixar todos a mesa desconfortáveis.
  17. Apenas comemore seu aniversário antes ou no dia em que você nasceu, se você comemorar depois, certamente irá lhe trazer má sorte.
  18. Não caminhe com o seu namorado(a) do lado de fora do palácio Deoksungung. Lá muitas pessoas foram executadas então a superstição coreana acredita que o casal que caminhar ao lado de seus muros começará a ter problemas no relacionamento e até podem se separar.
  19. Para os coreanos números da sorte são: 3, 7 e 8.  Assim, muitos casamentos são marcados no dia 8, e casais com 7 ou 3 anos de diferença de idade são considerados perfeitos um para o outro.
  20. Compre um Pujok (부적), um talismã de papel coreano de cor amarela, usados no antigo xamanismo tradicional da Coreia. Estes talismãs tem dois objetivos: envolver a boa sorte, e afastar os maus espíritos ou má sorte. Geralmente estes talismãs são colocados em paredes ou em cima de portas, para que casa possa ser protegida.
O que acharam? Algumas lembram coisas que minha mãe me falava quando eu era criança, outras acho que irei segui-las. E vocês?


::Fonte: Seulistic & Destino:Coreia
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Dorama Lovers - 2018. Todos os direitos reservados.
Designer Layout: Elenice Maria.
Tecnologia do Blogger.