17 maio 2018

Como Fazer um Layout: Retirar "Assinar: Postagens (Atom)" e "Tecnologia do Blogger"


Quem acompanha o Dorama Lovers sabe como eu vivo mudando o layout. Confesso que acho lindo blogs onde os administradores passam um tempão com apenas um estilo, mas eu não consigo manter o mesmo por mais que alguns meses, apenas por estar constantemente estudando HTML e aprendendo novas coisas fico louca para adicionar aqui, porém não me controlo em mudar só pequenos detalhes, acabo mudando tudo. 

Mas antes de aprender a como montar meu próprio estilo, eu sofria baixando layouts free pela internet, e na maioria das vezes ou não combinavam com o DL ou eu simplesmente não conseguia mudar algo que era extremamente necessário. Foi quando eu resolvi fazer eu mesma fazer um template desde o começo e me afundei em aulas. 

Agora, me sinto confiante para fazer diversos estilos e até me sinto BFF do photoshop e da caixa HTML do blogger. Pensando nisso resolvi trazer para os Lovers uma série de detalhadas e atuais aulas para que vocês consigam fazer seus próprios cantinhos. 

Serão uma ou duas aulas semanais ensinando do básico ao mais avançado e tentarei ensinar da forma mais simples, de modo que tudo fixe de verdade na cabeça de vocês. Que por falar nisso, já está cheia de enrolação, não é mesmo? Então vamos começar a primeira aula! - me sentindo a professora -

Iremos fazer um layout durante as aulas e no final irei disponibilizá-lo grátis aqui no blog por ser algo que faremos juntos. (mas também pretendo liberar outros que irei fazendo, e tenho planos de fazer por encomenda também). 


DICAS IMPORTANTES

1. Modelo Base

Durante as aulas iremos trabalhar com o modelo Viagem, destacado na imagem, mas não se preocupe, iremos mudar literalmente TUDO nele. Iremos usá-lo por seus códigos serem mais fáceis de se trabalhar e é mais certeza que os códigos funcionarão em qualquer blog. 




2. Blog Teste

Aconselho a criarem um outro blog onde possam fazer o layout desde o início assim caso der algo errado - que não vai dá, né nom? - vocês não perdem nada no blog de vocês. 

3. Baixando o layout do blog teste 

Após terminarmos todas as aulas, será preciso baixar o layout e instalá-lo no blog oficial. No final, irei explicar exatamente como fazer isso. 

Agora, dicas dadas, modelo base instalado e pique para aprender prontos, vamos começar!


Tutorial

Retirando "Assinar Postagens (Atom)"

Primeiramente, essa frase é na verdade um feedlink que fica no footer do blog (literalmente o final do blog) e que não atrapalha em nada, mas ninguém usa e fica visualmente feio nos layouts e essa é uma das primeiras coisas que eu retiro quando faço um layout. 


1. Como 99,9% dos nosso tutoriais, iremos usar a caixa HTML para fazer, então vá até
Tema > Editar HTML > Clique em qualquer lugar do código e dê Ctrl + F, na caixa que se abrir cole feed-links e dê enter. 

Você irá encontrar um código igual a esse:

<div class='feed-links'>  <data:feedLinksMsg/>  <b:loop values='data:links' var='f'>     <a class='feed-link' expr:href='data:f.url' expr:type='data:f.mimeType' target='_blank'><data:f.name/> (<data:f.feedType/>)</a>  </b:loop>
  </div>


2. Apague até </b:loop> </div>, visualize e salve. 


Retirando "Tecnologia do Blogger"


O blogger não permite retirar seus créditos base sem que tenha outro, e iremos ensinar a colocar um footer bonitinho com seus créditos e os dos Blogger. Mas enquanto isso, aprenderemos a retirar o base. Lets Go! 

1. Vá até Tema > Editar HTML > Clique na caixa "Ir para um widget"  e depois em "atribution1".

Você irá encontrar o código abaixo:

<b:widget id='Attribution1' locked='true' title='' type='Attribution'>
          
2. Troque true por false, visualize e salve.

3. Vá na aba 'Layout' > Atribuição > Editar > Excluir


Lembrando que se você fizer isso antes de adicionar o footer personalizado, ele não vai sumir. Então guarde esse tutorial para o momento certo. hihi

E ficamos por aqui com o começo, Lovers, logo logo eu trago a segunda aula. No começo é bem sem graça e nada muda muito, mas depois de alguns passos o layout vai ganhando vida e a gente se apaixona.  

Lembrando que caso reste alguma dúvida ou algo não funcione no seu, basta perguntar aqui nos comentários e irei tentar ajudá-los. 

Até o próximo post. <3


Resultado de imagem para exo gif
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Dorama Lovers - 2018. Todos os direitos reservados.
Designer Layout: Elenice Maria.
Tecnologia do Blogger.