14 maio 2019

Programas Musicais Coreanos: Como Funcionam?


O blog já deixou de ser apenas sobre doramas a um tempo, e acho cada vez mais interessante trazer outros assuntos para cá. Envolvendo a Coreia, a mídia de lá e etc. Então, eu trouxe um guia detalhado de como funcionam aqueles programas músicas que os grupos de KPOP vão para se apresentar. 





Music Bank, Inkigayo, M Countdown e tantos outros, são uma parte extremamente importante para a essência do KPOP. Funcionando como um mecanismo de ligação entre os fãs e os idols, esses programas são transmitidos semanalmente e servem como uma ferramenta de divulgação para os artistas sul coreanos promoverem seus comebacks e suas músicas. 

Cada uma das grandes emissoras contam atualmente com um programa musical na sua rede de programação. E cada um desses seguem alguns critérios para no final de cada episódio entregarem um prêmio. O que você pode pensar que deve ser fácil, ou mesmo insignificante, apenas por ocorrer todas as semanas. No entanto, é um árduo caminho até um solo ou grupo ganhar esses programas.

Mas por que? Bom, é justamente por causa da série de critérios que esses programas usam para determinar o vencedor. Cada emissora julga por um sistema diferente, no entanto, em sua maioria os métodos viajam entre vendas de álbuns digitas, vendas físicas, votos online e/ou ao vivo, Streaming e muitos outros. 

Quando um grupo ou artista atinge todos esses critérios  que volto a dizer varia de programa para programa ocorre o que chamamos de Win, que se você ainda não ouviu falar, ainda vai. Seja alguém dando os parabéns para um grupo, comemorando ou mesmo surtando ㅡ essa sou eu em ahgase land ㅡ sem falar quando ganham seu First Win e as lágrimas de orgulho dessem na certa.

Além disso, se alguém ganhar durante três semanas consecutivas em um mesmo programa, é conhecido como o aclamado Triple Crown. Ato nada fácil de ser atingido.

Agora que já entendemos como o programa funciona, vamos conhecer cada um deles e descobrir como nós, brasileiros, podemos os assistir semanalmente.



The Show



O The Show abre a semana dos Kpoppers transmitindo toda as terça-feiras às 18h30. É produzido pela SBS MTV, e ao contrário dos que veremos a seguir, o The Show é um programa mais novinho tendo estreado em 2011. Esse é um programa mais voltado para China e justamente por isso é constante a visita de idols que são fluentes no idioma. O método que a emissora usa para levar aos ganhadores consiste em 70% de vendas digitais; 35% de votação via redes sociais, vendas físicas e digitais da China, outros 35% seguem esses mesmos aspectos mas na Coreia. Sobrando 30% que é divido entre mensagens e Tudou vindo da Coreia e China.

Assista o The Show aqui

Show Champion



Na Quarta-feira temos o Show Champion da MBC tomando o espaço das 19hrs nas telinhas. Esse é um aninho mais novo que o The Show estreando em 2012, já teve algumas mudanças em seus sistemas de vencedores e agora os métodos contabilizados são 50% de streamings e vendas digitais, 20% de vendas físicas, 15% vem das votações online, e os últimos 15% da avaliação de especialistas musicais da MBC. É responsa o negócio por lá!

Assista o Show Champion aqui

M Countdown



Particularmente o meu preferido, o M Countdown me faz sentar no meu sofá todas as quinta-feiras apenas para assisti-lo. É transmitido a partir das 18hrs pela Mnet, estreou em 2004 e traz um sistema um pouco mais complexo, isso porque apenas dois candidatos (normalmente três em outras emissoras) concorrem ao primeiro lugar, além de que nossas queridas OST's não podem concorrer. O programa também não permite que um artista ou grupo que levou um Triple Crown concorra na semana seguinte mesmo que esse tenha batido todos os critérios.

Inclusive, esses são 50% de vendas digitais, 15% de vendas físicas, 10% vem popularidade do concorrente, 10% da votação ao vivo, e 10% da avaliação de transmissão.

Assista o M Countdown aqui

Music Bank




A tão sonhada sexta-feira chega com a KBS trazendo o Music Bank, que tendo sua estreia em 1998 foi o primeiro até o formato desses programas que temos hoje. Seu sistema é dividido em 65% de vendas online, 20% vezes em que a KBS transmitiu, 10% voto da audiência e finalmente 5% de venda física.

O legal é que o Music Bank já passou pelo Brasil, acredita? O evento foi em 2014 e trouxe grupos como Infinite, Super Junior (Clássico cantando Ai Se Eu Te Pego), SHINee, B.A.P, CNblue, MBLAQ, Ailee e M.I.B.




Assista o Music Bank aqui

Music Core


O Show! Music Core vem aos sábados às 15h30 da tarde. E uma pequena curiosidade do Music Core é que ele já trocou de nome muitas vezes desde sua estreia em 2005. Já seu sistema consiste em leves diferenças dos outros programas sendo esses; 60% de vendas físicas e online, 15% voto ao vivo, 15% do comitê de transmissão e 10% de streaming.


Assista o Music Core aqui

Inkigayo



Ah, domingo! O vizinho ouvido brega nas alturas, o almoço saindo na hora da janta, sua mãe querendo ver Ô Louquinho Meu... Tantos momentos inesquecíveis no finalzinho do fim de semana. Inclusive o Inkigayo da SBS às 12h10. Veio primeiramente com o nome de SBS Popular Song em 1991, adotou o nome atual depois de entrar e sair diversas vezes da programação da SBS.

Seus critérios são 55% de vendas digitais, 35% views nos canais oficiais, 10% votos ao vivo (aplicando-se apenas aos nominados ao primeiro lugar), 5% de votos da audiência, 5% vendas físicas. Assim fechamos bem a semana, não é?

Assista o Inkigayo aqui

Kpop é bom e todo mundo sabe. Agora com vídeo em HD e toda semana, ai é melhor ainda!

Imagem relacionada
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Dorama Lovers - 2018. Todos os direitos reservados.
Designer Layout: Elenice Maria.
Tecnologia do Blogger.